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Itaú muda o tom em oferta da Redecard

O Itaú Unibanco fez mudanças aparentemente sutis mas importantes na oferta pública pelas ações da controlada da área de cartões Redecard. No início da noite de ontem o preço oferecido, de R$ 35 por ação, foi mantido. Porém, o banco afirma que a operação tem como único objetivo fechar o capital da companhia. Caso não atinja o propósito, a Redecard continuará no Novo Mercado.

Com essa decisão, o Itaú Unibanco afasta boa parte da polêmica que envolvia a oferta e que começava a extrapolar a transação. As críticas estavam cada vez mais focadas na governança do Itaú e na falta de habilidade para o diálogo com os investidores. As opiniões negativas começavam a respingar na imagem do próprio Novo Mercado e da BM&FBovespa.

Quando lançada, em 7 de fevereiro, a proposta gerou alguma discussão em torno do valor oferecido. Mas o barulho entre os investidores teve início mesmo quando anunciado que a Redecard sairia do Novo Mercado caso não fosse possível fechar o capital da empresa. O Itaú Unibanco disse ainda que poderia modificar as relações comerciais que atualmente favorecem a companhia. Tudo isso constava do edital da oferta em análise na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também das conversas os acionistas. Somava-se a isso a queixa de o banco nunca ter explicado porque absorver a Redecard era necessário para sua estratégia.

O comunicado de ontem também traz satisfações a esse respeito: a oferta decorre, "entre outras razões, da visão de que o mercado (...) está passando por alterações regulatórias, competitivas e tecnológicas relevantes, que fazem com que seja mais eficiente que os negócios atualmente explorados pela Redecard passem a ser conduzidos em conjunto com as operações e serviços financeiros" do banco.

 

 

Matéria publicada pelo Valor Econômico em 13/04/12. Para ler a íntegra, acesse o site do jornal:

http://www.valor.com.br/financas/2614226/itau-muda-o-tom-em-oferta-da-redecard

 

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